ATEUS e CRENTES
ola tudo bem?

Participe do fórum, é rápido e fácil

ATEUS e CRENTES
ola tudo bem?
ATEUS e CRENTES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Existe Rombo ou Roubo da Previdência?
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptySáb Abr 13 2024, 18:37 por Salvadori

» Crime legalizado no Brasil
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptySex Abr 12 2024, 11:31 por NOATO

» POLITICA ECONOMICA NO BRASIL
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptyTer Abr 09 2024, 16:40 por NOATO

» QUESTÕES ESPIRITAS
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptyTer Abr 09 2024, 11:30 por Criaturo

» FRASE DE EFEITO
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptyTer Abr 02 2024, 11:33 por Ksulas

» REPORTAGENS IRRITANTES REPETITIVAS
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptySex Mar 08 2024, 15:45 por Caldeirano

» BATISMO X REENCARNAÇÃO
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptyDom Fev 25 2024, 13:40 por Bom Pastor

» Videos engraçados!
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptySex Fev 23 2024, 16:40 por LEON RIVAIL

» POST aqui curiosidades do reino animal e dos seus bichinhos de estimação!
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptyQui Fev 22 2024, 14:40 por Cogito

» ISRAEL X PALESTINA
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptySeg Fev 19 2024, 14:42 por Criaturo

» INFORMÁTICA É AQUI!
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptyDom Fev 18 2024, 18:40 por Cogito

» INJEÇÃO DE ANIMO
Fórum Clube Cético - Página 21 EmptyDom Fev 11 2024, 19:09 por Criaturo


Fórum Clube Cético

3 participantes

Página 21 de 26 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22 ... 26  Seguinte

Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:03

Seu Alucinado disse:

Compreendi o seu argumento. Me aparenta ser, ao menos, razoável.

Digamos que eu tenha concebido algo que eu afirmo ser o inexistente absoluto. Como você pode certificar que o que eu concebi o é, ao invés de algo relativo ao que é existente? Ou, resumindo, como você verifica que o que foi concebido de fato é totalmente inexistente?


conceber, imaginar, exemplificar , conjecturar o inexistente absoluto é impossível.
Poder comprovar   algo inexistente é tão lógico quanto poder comprovar a inexistência do Todo Deus, desde que se aceite que ele é o Todo e não uma parte.

Se fosse possível a mente humana conceber algo absolutamente ainda inexistente, ela seria então o Criador,mas eu ja disse que não acredito em Criador, Deus não cria apenas  desde sempre ,transforma-se !



Não respondeu.


Não  me culpe por voce ter formulado uma hipotese ilógica pois "se voce concebeu algo, lógicamente ele não pode ser considerado totalmente inexistente" caso contrario voce terá conseguido provar que "não tem mesmo, absolutamente   nada dentro da sua cabeça"  ha..ha..ha..ha..ha Fórum Clube Cético - Página 21 Icon_cheesygrin

mas a verdade é que no mundo dentro da sua imaginação tudo pode ser existente! para quem esta vivenciando seu mundo!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:05

Brienne of Tarth


  • Nível 31

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank31

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 2.095

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Female

  • Ave, Entropia, morituri te salutant




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #518 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 17:10:34 »

Citação de: Criaturo em 04 de Fevereiro de 2015, 15:07:34
mal humorada!
[size]


Mais uma para se somar às tantas cometidas em nome desse seu deus, têm razão aqueles que se omitem... 

Mas essa pretensa descarga ofensiva serve apenas para mascarar a absoluta falta de argumentação sólida na refutação de diversos itens levantados, demonstrando conhecimento raso e não raro equivocado.

Eu fiz uma proposição à qual você se esquivou, confrontei sua moral divina com uma ironia fina, mas você preferiu transformar meu sarcasmo em uma alusão que eu uso maconha, isso se chama Ad hominem... 

Poderia ter ao menos a decência de refutar ao invés de pregar a perfeição do seu inexistente jesus.[/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:06

não sabe brincar então não brincar, começa não aguenta e fica de mimimimimimi.   BEBÊ FEIO
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:08

Criaturo


  • Nível 36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 3.292

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male

  • "sinto logo existo"




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #520 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 12:53:35 »

Citação de: Alucinado psicopata em 04 de Fevereiro de 2015, 17:39:00


Digamos que eu tenha concebido algo que eu afirmo ser o inexistente absoluto. Como você pode certificar que o que eu concebi o é, ao invés de algo relativo ao que é existente? Ou, resumindo, como você verifica que o que foi concebido de fato é totalmente inexistente?
[size]


conceber, imaginar, exemplificar , conjecturar o inexistente absoluto é impossível.
Poder comprovar   algo inexistente é tão lógico quanto poder comprovar a inexistência do Todo Deus, desde que se aceite que ele é o Todo e não uma parte.

Se fosse possível a mente humana conceber algo absolutamente ainda inexistente, ela seria então o Criador,mas eu ja disse que não acredito em Criador, Deus não cria apenas  desde sempre ,transforma-se !

Não  me culpe por voce ter formulado uma hipotese ilógica pois "se voce concebeu algo, lógicamente ele não pode ser considerado totalmente inexistente" caso contrario voce terá conseguido provar que "não tem mesmo, absolutamente   nada dentro da sua cabeça"  ha..ha..ha..ha..ha Fórum Clube Cético - Página 21 Icon_cheesygrin


vamos tentar de novo:

isto é imposivel aos homens pois, seria necessario conhecer o Todo Existênte (Deus) , para saber reconhecer sua ausência absoluta, quando afirmo que Deus é o Todo me refiro ao  conhecimento limitado humano, tentando juntar partes de Deus, formando um resultado final na maioria das vezes ilógico!.
Teismo e ateismo nascem da ignorancia humana, se uma das partes tivessem certeza da sua crença ela passaria a ser ciência![/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:09

Criaturo


  • Nível 36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 3.292

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male

  • "sinto logo existo"



Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #522 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 13:32:27 »

Citação de: Brienne of Tarth em 03 de Fevereiro de 2015, 17:55:34
É, dizem que "Deus não dá asa à cobra", mas eu tenho visto ultimamente tanta cobra voando que Ele deve ter mudado de idéia...

Citação de: Brienne of Tarth em 04 de Fevereiro de 2015, 17:10:34
Citação de: Criaturo em 04 de Fevereiro de 2015, 15:07:34
mal humorada!


Mais uma para se somar às tantas cometidas em nome desse seu deus, têm razão aqueles que se omitem... 

Mas essa pretensa descarga ofensiva serve apenas para mascarar a absoluta falta de argumentação sólida na refutação de diversos itens levantados, demonstrando conhecimento raso e não raro equivocado.

Eu fiz uma proposição à qual você se esquivou, confrontei sua moral divina com uma ironia fina, mas você preferiu transformar meu sarcasmo em uma alusão que eu uso maconha, isso se chama Ad hominem... 

Poderia ter ao menos a decência de refutar ao invés de pregar a perfeição do seu inexistente jesus.

no caso isso não seria um "ad woman"  ?

 Fórum Clube Cético - Página 21 Crybaby2 mimimi.... a sua ironia deveria ser mais tolerante a ironia dos outros,mas porque só considera a ofensiva a  ironia dos outros?

vejamos seu sacarmos foi : "É, dizem que "Deus não dá asa à cobra", mas eu tenho visto ultimamente tanta cobra voando que Ele deve ter mudado de idéia..."

Deixe de ser ingrata! voce deveria me agradecer por ter corroborado com a  sua critica vazia,  ja que cobras não possuem ouvidos

Se tem algo a criticar , seja mais direta e tenha razão!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:10

 Criaturo


  • Nível 36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 3.292

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male

  • "sinto logo existo"




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #523 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 15:42:57 »

Citação de: Alucinado psicopata em 05 de Fevereiro de 2015, 13:19:09
Só que você sequer explicou como não se pode conhecer o todo existente nem como para isso é necessário um conhecimento ilimitado, só partiu de uma premissa que isso é impossível pois isso seria uma compreensão divina, já que o nosso conhecimento é limitado.
[size]



Não podemos conhecer o Todo, por que ele se apresenta a nossa consciência em  em partes.

não existe o ilimitado e sim o Todo Deus, nosso conhecimento é limitado por que não pode conhecer o Todo e sim partes  dele.


Citar
[/size]
Se o todo existente é limitado e o conhecimento também é, o que te leva a crer que este não é o suficiente para propor a antítese daquele? Como você pode fundamentar a sua proposição baseado em sua racionalidade sendo que você mesmo afirma que a racionalidade não é capaz de lidar com a sua proposição?

A sua lógica está necessitando dela mesma para se sustentar.
[size]


muito bem colocado assim como o Sr. Juca tambem ja o tinha o feito acusando tal "paradoxo": "Paradoxo detectado. Se a mente humana "não consegue conceber o inexistente absoluto", nós não saberíamos do inexistente absoluto e tampouco poderíamos falar no inexistente absoluto e muito menos alguém poderia dizer que " a mente humana não consegue conceber o inexistente absoluto", porque ninguém saberia o que é o inexistente absoluto. Pra mim é tudo groselha, mas é uma groselha paradoxal."  de tal logica redundante querendo conceber o inconcebível


minha premissa parte do ponto que: o Todo absoluto é Deus e de que ele cabe em nossas mente só em partes sendo impossível ao homem ter consciência do Todo Absoluto, que implica na razão de que também não podermos conceber o seu anteposto o Nada absoluto ou o inexistente absoluto, apenas podemos conceber  um suposto vazio  de uma parte limitada em um determinado espaço, disse suposto vazio porque não existe o nada  absoluto, alem de que tal parte poderá estar presente na mesma essência  fora da área delimitada para analise.

essa explicação define bem o que é ateísmo e Teísmo: "falta do conhecimento do Todo"


respondendo ao paradoxo do Sr. Juca

obs: irei tentar refutar  este suposto  "paradoxo" do  Sr. Juca no outro tópico que tem tudo haver com essa discussão: http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=28862.msg830219#msg830219[/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:11

a vida é mesmo interessante quando poderia imaginar discutindo com o alucinado psicopata?
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:11

Agnoscetico


  • Nível 31

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank31

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 1.854

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #525 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 00:27:29 »

Citação de: Brienne of Tarth
É, dizem que "Deus não dá asa à cobra", mas eu tenho visto ultimamente tanta cobra voando que Ele deve ter mudado de idéia...
[size]



Pois é, e voando sem asa tem mais ainda. É um milagre[/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:13

Tudo é possivel apara aquele que crer:

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:15

Criaturo


  • Nível 36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 3.292

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male

  • "sinto logo existo"




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #527 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 12:21:04 »

Citação de: Agnoscetico em 07 de Fevereiro de 2015, 00:34:57
Citação de: Criaturo
Deus não mas, maconha pode ser!



Tu diz logo uma coisa dessas.
Tu usou? Como sabe que maconha dá asas a cobra?

E eu postando argumentos contra drogas em outro topico. 
Tu falando assim só vai aumentar minha suspeita de que religiao e droga tem semelhanças e bem perigosas pra sanidade mental.
[size]


nunca usei nem pretendo usar, por isso  não afirmei os possíveis efeitos da maconha, e sim quepode ser, segundo relatos dos seus usuários.
sua maldade inocente chega a ser engraçada. Fórum Clube Cético - Página 21 Icon_cheesygrin


neste tópico eu lancei exatamente este desafio , conceber algo que seja totalmente inexistente, ou seja querer brincar de Deus conseguindo criar algo, se conseguir terá provado que Deus pode não existir!

Citar
[/size]
Nem precisa aceitar desafio, ser humano já criou elementos artificiais que não haviam na natureza (poderia haver mas foram criados de forma artificial, ainda que por pouco tempo) e isso não prova que sua crença é verdadeira.Elementos Artificiais são átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório.
[size]


percebo que voce ainda não leu meu argumentos principal neste tópico:http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=28862.0 , nem anda acompanhando a discussão sobre a afirmação feita  que Não existe Criadores! Nem criações!


 
Citar
[/size]
E voce tá desviando atenção do foco sobre Deus e a "moral embutida" (que você ecredita haver):
[size]


ainda aguardo pela apresentação de alguma pessoa de mente racional sã, afirmando que matar , roubar e mentir  é o correto a ser feito!




Tudo bem esses conceitos são relativos e de difícil assimilação, caso tenha se dado ao trabalho de ter lido o texto, deve ter percebido que apesar de varias visualizações até agora ninguém se quer tentou comentar ou refutar parte do texto, eu ja esperava por isso! são poucos os que tentaram!


Citar
[/size]
Tá mais pra dificil explicação. Porque parece aqueles textos do tipo rodou 360º e parou no mesmo lugar.
Voce esperou que alguem tentasse explicar o inexplicavel? Aí nao é dificil é impossivel.
[size]


explicar não! dar um exemplo de uma criação absoluta, se tivesse lido e entendido o argumento do texto ainda não estaria apenas dando exemplos furados, de fomação de novos elementos químicos.


Deus é o "Eu sou" (A existência absoluta, o Todo universal), o "Eu não Sou" seria o seu anteposto ( a inexistência absoluta, o nada universal).
A mente humana não consegue conceber o inexistente absoluto, o nada absoluto, o não Deus nem fazendo uso da imaginação.
Assim é que, parte do deus formado pelas crenças humanas fazem parte do existente, embora o resultado final de tal associação possa parecer ilógico.

Citar
[/size]
Teorema de Pitagoras do non-sense
[size]

critica vazia

Citar
[/size]
E pra derrubar de vez por todas sua crença de que ser humano já tem uma moral prévia embutida sobre o Bem/Mal (incluindo aí o de que não se deve Matar/Roubar/Menti), nao vou usar argumentos da Ciencia mas o livro em que voce se baseia, a Biblia, pra refutar sua crença:

● Genesis 2:16

Deu-lhe este preceito: “Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente.”


● Genesis 2:25

O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. 

● Genesis 3:5-7

Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.”
A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente.
Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si.

● Genesis 3:11

O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?” 

● Genesis 3:22

E o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente.”

--------------------------

Viu aí, ser humano só passa saber que é bom segundo, sua religiao, quando come fruto do bem e do mal. Não antes [implantado na mente] mas após comer.
[size]


ha...ha..ha..ha..ha .. quanta ironia um cético  apelando para alegorias biblicas para tentar refutar a razão!
se Adão não tinha conhecimento do mal em desobedecer a Deus, não poderia ter sido punido por isso.
mas se a vontade de desobedecer a Deus foi criada com o homem, este mal ja existia dentro do homem, portanto punir por nos ter criados maus seria  um sadismo divino.
essa contradições biblicas não refutam minha lógica , continuar esperando afinal creio na vida eterna, amem![/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:17

Fórum Clube Cético - Página 21 Useroff Dream


  • Nível 11

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank11

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Monty_Python

  • Mensagens: 178



Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #532 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 22:36:05 »

Citar
Valores Morais em Famílias Securares:
 Um fenômeno moderno são as famílias seculares, famílias em que pai e mãe não se identificam com religiões nem crenças. Nos Estados Unidos, eles são chamados de “Nones”, por que afirmam não acreditar em nada em particular.

Lá, este fenômeno está dando origem a outro: o das crianças que “crescem sem Deus”. O número delas tem crescido, de cerca de 4% nos anos 1950 a 11% após 1970, segundo um estudo de 2012.

Atualmente, cerca de 23% dos adultos nos Estados Unidos alegam não ter religião, e mais de 30% dos americanos entre 18 e 29 anos dizem o mesmo. E como são estas crianças, que crescem sem agradecer as refeições ou ir ao culto dominical? Como é a moral e a ética deste povo?

O professor de gerontologia e sociologia Vern Bengston supervisionou o Longitudinal Study of Generations (Estudo Longitudinal de Gerações) durante 40 anos, o maior estudo sobre religião e vida familiar feito no país, e tem uma ou duas coisas a contar sobre o assunto, baseado nas suas descobertas.

Por exemplo, as famílias seculares apresentam muito mais solidariedade e proximidade emocional entre pais e filhos, com padrões éticos e valores morais sendo passados para as próximas gerações. Segundo o professor, “muitos pais não religiosos eram mais coerentes e envolvidos com seus princípios éticos que alguns dos pais ‘religiosos’ em nosso estudo. A maioria parecia viver vidas plenas caracterizadas por uma direção moral e um sentido de que a vida possui um propósito”.

As famílias seculares têm seus próprios valores morais e preceitos éticos, entre eles a solução racional de conflitos, autonomia pessoal, livre-pensamento, rejeição de punições corporais, um espírito de questionar tudo e, principalmente, empatia. Para quem é secular, a moralidade tem um simples princípio: a reciprocidade empática, conhecida como a Regra de Ouro, que significa tratar os outros como gostaríamos que fôssemos tratados. Este é um imperativo ético antigo e universal, e não há nada nele que force a crença no sobrenatural.

“Afinal de contas”, pergunta uma mãe ateia, “se a sua moralidade está presa a uma crença em Deus, o que acontece se algum dia você questionar a existência de Deus? Sua moralidade vai se desfazer em pedaços? A maneira que estamos ensinando nossos filhos, não importa o que eles escolherem acreditar mais tarde na vida, mesmo se eles se tornarem religiosos, eles ainda terão este sistema moral”.

Na prática, os resultados são encorajadores. Adolescentes seculares têm menos tendência a se preocupar com o que os garotos populares estão pensando, ou de expressar uma necessidade de se enturmar com eles, do que os adolescentes religiosos.

Quando estes adolescentes se tornam adultos, eles tendem a apresentar menos racismo que seus colegas religiosos. E muitos estudos mostram que adultos seculares tendem a ser menos vingativos, menos nacionalistas, menos militaristas, menos autoritários e mais tolerantes, na média, que os adultos religiosos.

A tendência é de que crianças seculares continuem sendo não religiosas quando crescerem. Isso pode ser bom. Os adultos seculares têm uma tendência maior a compreender e aceitar a ciência do aquecimento global, a apoiar a igualdade feminina e os direitos dos gays. Sem esquecer que os números baixos de ateus em prisões também parecem indicar que ateus e pessoas sem religião são os que menos se metem a cometer crimes.

No cenário internacional, países democráticos com os menores níveis de fé religiosa são também os que têm as menores taxas de crimes violentos e gozam de bem estar social relativamente alto. Se os pais seculares não pudessem criar crianças com boa moral e comportamento, então a preponderância deste tipo de família significaria o desastre social. Só que o que acontece é o contrário.

A pergunta que alguns pais se fazem, se eles podem estar cometendo um erro ao criar seus filhos sem a crença em Deus, tem uma resposta clara: não. Crianças que crescem em um lar secular não têm deficiências em nenhuma virtude ou traço positivo, e devem ser bem-recebidas pela sociedade.


Fonte: http://www.latimes.com/opinion/op-ed/la-oe-0115-zuckerman-secular-parenting-20150115-story.html#page=1
Referências:
1. http://www.pewforum.org/2012/10/09/nones-on-the-rise/
2.http://www.amazon.com/Families-Faith-Religion-Passed-Generations/dp/0199948658
3.http://psr.sagepub.com/content/14/1/126.abstract
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:17

Alucinado psicopata


  • Nível 11

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank11

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 181

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #533 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 23:53:55 »

Achei um tópico antigo que complementa bem a discussão inicial do tópico atual.

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=26827.0
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:18

 Kailash


  • Nível 01

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank01

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 13

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male



Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #534 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 14:59:02 »

Em primeiro lugar, como resposta a proposta central do debate, devemos tomar cuidado com as falsas dicotomias. Não se trata de duas alternativas, sendo a primeira a existência de uma moral objetiva fundamentada por Deus ou uma moral subjetiva fundamentada por nossas intuições ou desejos, pois há outras possibilidades da moral ser objetiva.

Há uma terceira possibilidade pela qual a moral pode ser fundamentada e ser objetiva: considerando-se a razão. As decisões corretas a se tomar são aquelas que possuem a melhor razão para escolher em relação a suas alternativas. Assim, a moral é objetiva no sentido  de que ela é verdadeira independentemente do que sentimos ou desejamos, mas simplesmente por ter o peso da razão ao seu lado.

Algumas pessoas tendem a pensar que não há provas na ética, mas isso está errado. Esperam que a ética dê explicações iguais àquelas das ciências, sendo que ela não pode nos dar isso dessa forma. Entretanto, não é porque elas não tem caráter cientifico que possuem menos valor. Se um professor nos dá uma prova surpresa, sobre uma matéria que ele não passou, dá um tempo curto para fazermos, e nos avalia pelo que fizemos, temos provas que ele foi injusto. Se eu sou mentiroso, dissimulado, preconceituoso, etc., isso dá razões suficientes para eu ser considerado uma pessoa má. E assim por diante. 

Não é verdade que tudo é permitido, pois mesmo que fosse verdadeiro que somos tão irrelevantes quanto ostras para o Universo, ainda somos importantes para nós mesmos. As decisões morais são tomadas por nós, não pelo Universo. Há uma citação do filósofo André Comte-Sponville que gosto de compartilhar nessas discussões:

Citar
"Não creio em Deus há muito tempo. Nossa sociedade, em todo caso a Europa, crê cada vez menos. Será uma razão para jogar fora o bebê junto com a água do banho? Há que se renunciar, ao mesmo tempo que ao Deus socialmente morto a todos esses valores morais, culturais e espirituais que foram ditos em seu nome? Que esses valores nasceram nas grandes religiões (especialmente nos três grandes monoteísmos), ninguém ignora, Que foram transmitidos, durante séculos, pela religião, é algo que não se pode esquecer. Mas isso não prova que esses valores necessitem de um Deus para subsistirem. Prova, ao contrário, que nós é que necessitamos deles para subsistir de uma maneira que nos pareça humanamente aceitável.
 
Sinceramente, será que você precisa acreditar em Deus para pensar que a sinceridade é melhor do que a mentira, que a coragem é melhor do que a covardia, que a generosidade é melhor do que o egoísmo, que a doçura e a compaixão são melhores do que a violência ou a crueldade, que a justiça é melhor do que a injustiça, que o amor é melhor do que o ódio? Claro que não! Se você acredita em Deus, você reconhece em Deus esses valores; ou, talvez, você reconhece Deus neles; e não sou eu que vou criticá-lo. Mas, os que não têm fé, por que seriam incapazes de perceber a grandeza desses valores, sua importância, sua necessidade, sua fragilidade, sua urgência, e respeitá-los por isso?
 
[...]
 
Não é verdade que tudo é permitido, ou antes, depende de cada um de nós que não o seja. Fidelidade à humanidade e ao dever de humanidade! É o que eu chamo de humanismo prático, que não é uma religião, e sim uma moral. "Não há nada tão belo quando desempenhar bem e devidamente o papel de homem" dizia Montaigne. Fazer bem o papel de homem, fazer bem o papel de mulher,: é o humanismo em ato, e o contrário do niilismo. Trata-se de não ser indigno do que a humanidade fez a si mesma, nem, portanto do que a civilização fez de nós. O primeiro dever, e o princípio de todos os outros é viver e agir humanamente. Para tanto, a religião não basta, nem de tando nos dispensa. O ateísmo tampouco."

COMTE-SPONVILLE, André. "O Espírito do Ateísmio" . Martins Fontes, São Paulo, 2009 pp. 29-30. 53


Em segundo lugar, a título de curiosidade, o livro Os Irmãos Karamazov, o qual as pessoas resumem a frase "Sem Deus, tudo será permitido", apresenta uma segunda possibilidade caso Deus não exista, de Ivan Fiodorovitch:

Citar
"Quando a humanidade inteira renegar a Deus (e eu creio que esse período, como os períodos geológicos, chegará a seu tempo), então a antiga concepção do mundo desaparecerá por si, sem que haja necessidade de passar pela antropofagia e, sobretudo, desaparecerá a antiga moral. Os homens se unirão para obter da vida todos os gozos possíveis, mas neste mundo somente. O espirito humano se elevará a um orgulho titânico e surgirá então o Homem-Deus. Triunfando sobre a natureza sempre e sem limite, graças a sua inteligência e energia, o homem experimentará uma alegria tão intensa que substituirá nele a esperança e o anelo das alegrias celestiais. Cada um saberá que é imortal sem possibilidade de ressurreição, e se resignará à morte com sereno orgulho, como um Deus. Por orgulho também, abster-se-à de murmurar contra a brevidade da vida e amará seu irmão sem esperar qualquer recompensa. O amor não encherá mais que um momento da vida, mas o próprio sentimento de brevidade da vida o tornará mais intenso, ao passo que antes ele se dispersava nas esperanças de um amor eterno de além-túmulo". Os Irmãos Karamazov. Pág. 631 da editora Série de Ouro.

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, 15:03:10 por Kailash »
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:19

Dani boy


  • Nível 03

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank03

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 38




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #540 Online: 05 de Março de 2015, 19:53:21 »

Ano passado vi esse tópico e tentei responder, sem sucesso, como visto na segunda página. Mas estou mais perto da resposta.
Esse tópico é interessantíssimo, mas tem que ter uma mente muito aberta para debater. 
Não é do interesse de ninguém, mas desde ano passado comecei a meditar e sair menos de casa, me analiso muito e conseguir ir tão a fundo que cheguei na parte dos instintos. É incrível, não diria que somos racionais, somos SEMI-RACIONAIS, pois lá no fundo somos totalmente controlados por instintos, como o da sobrevivência (o instinto mais forte) e o de reprodução. Na sua cabeça, não interessa se algo faz sentido, se determinada ação ou crença te ajuda a sobreviver, você será impulsionado à executa-la. 
Desde os tempos das cavernas, ser aceito num grupo foi de muita importância para sobrevivência, e ainda herdamos isso. O primeiro grupo que procuramos ser aceitos, e o mais importante, é a família. Somos moldados principalmente pela família e também pela sociedade a ter a boa moral, somos levados a crer que temos que seguir esse conjunto de "regras" para sermos aprovados, e as vezes nem conseguimos justificar o porquê. Há 15 anos atrás, no nosso meio, zombar um gay era normal, hoje você não o faz pois a rejeição à esse ato é muito maior. 
A resposta pro tópico pode ser essa mesmo: seguimos uma moral para sermos aceitos, pela nossa sobrevivência, e isso nos leva a crer que nem tudo é permitido.
Mas se eu conseguir entender que não necessito ser aceito para sobreviver, que terei o alimento e a segurança necessária pro resto da vida... por que não pensar que tudo é permitido??

Por enquanto eu descarto a resposta de que "se todo mundo pensar assim, a sociedade não dura". Somos no fundo egoístas, queremos passar o nosso gene adiante, e não do vizinho. Queremos o bem nosso e da nossa prole e, no máximo, do grupo que ajuda na nossa proteção, para assim estar mais seguro ainda. Deixando um pouco os instintos de lado e sendo racionais, você sabe que a sociedade inteira não vai pensar assim. Há 7bi de pessoas no mundo, a população mundial não vai morrer se você roubar aqui e ali, trair sua mulher, usar drogas...

É difícil pensar sobre isso pois a moral está muito incrustada na nossa mente. Mas pra quem conseguir, essa é uma discussão interessante.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:19

Citação de: Dani boy em 05 de Março de 2015, 19:53:21

Por enquanto eu descarto a resposta de que "se todo mundo pensar assim, a sociedade não dura". Somos no fundo egoístas, queremos passar o nosso gene adiante, e não do vizinho. Queremos o bem nosso e da nossa prole e, no máximo, do grupo que ajuda na nossa proteção, para assim estar mais seguro ainda. Deixando um pouco os instintos de lado e sendo racionais, você sabe que a sociedade inteira não vai pensar assim. Há 7bi de pessoas no mundo, a população mundial não vai morrer se você roubar aqui e ali, trair sua mulher, usar drogas...

É difícil pensar sobre isso pois a moral está muito incrustada na nossa mente. Mas pra quem conseguir, essa é uma discussão interessante. 


diria que a moral esta naturalmente incrustada, independente do que os outros pensam, nós sabemos que matar, roubar e mentir para todo o mundo é errado, porem substituímos essa consciência por outras razões que nos sejam mais prazerosa, ai sim caminhamos para irracionalidade humana.
a população não ira conseguir sobreviver se os pais abandonarem seus instintos paternos, ao invés de se dedicarem a criação dos filhos forem fornicar e usar drogas. Fórum Clube Cético - Página 21 Icon4
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:20

Fórum Clube Cético - Página 21 Useroff Dani boy


  • Nível 03

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank03

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 38




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #543 Online: 06 de Março de 2015, 16:43:13 »

Citação de: Criaturo em 05 de Março de 2015, 20:17:34
diria que a moral esta naturalmente incrustada, independente do que os outros pensam, nós sabemos que matar, roubar e mentir para todo o mundo é errado, porem substituímos essa consciência por outras razões que nos sejam mais prazerosa, ai sim caminhamos para irracionalidade humana.
[size]

Não está naturalmente incrustada. Se a natureza humana fosse a bondade, não existiriam roubos, mortes, estupros, etc. Você pode dizer que isso é porque a sociedade corrompeu, mas se a bondade fosse 'incrustada', não haveria o primeiro corruptor. A natureza humana é egoísta e tem o objetivo de sobreviver e passar os genes adiante, e se tiver que estuprar, roubar e matar para esse objetivo, será feito pelo ser humano. A noção de "certo e errado" de uma pessoa é pelo que a sociedade julga (ou seu meio, como o meio religioso), e ela leva esse julgamento em consideração para ser aceita, caso ela dependa da aceitação. Se você sair do país e ir pro oriente médio, lá pelo Iraque, você será MORTO pois a sociedade de lá julga errado uma pessoa não ser islâmica.  

Citação de: Criaturo em 05 de Março de 2015, 20:17:34
[/size]
a população não ira conseguir sobreviver se os pais abandonarem seus instintos paternos, ao invés de se dedicarem a criação dos filhos forem fornicar e usar drogas. Fórum Clube Cético - Página 21 Icon4
[size]

Os instintos não serão abandonados... Amar e proteger o filho serve para passar seus genes adiante e manter viva sua prole, até faz sentido roubar para dar alimento a ele e a você próprio. Mas, se na sua cabeça, isso trará o mal olhar da sociedade e lhe ameaçar, você não vai fazer. 

Citação de: Sergiomgbr em 05 de Março de 2015, 20:22:50
[/size]
Então Dani Boy, a ideia de racionalidade é basicamente antropocêntrica, então, exceto que se suponha haver uma entidade não humana mais racional  que o nível de racionalidade humano, não faz sentido se auto aplicar uma ideia de uma semi-racionalidade.
[size]

humm talvez. Os instintos nos geram impulsos e sentimentos, acabamos agindo pela emoção até quando achamos que não. Por isso não gosto de julgar a humanidade somente como racional, pois não somos inteiramente.
Nós somos instintos, e o nosso objetivo é a sobrevivência e o sexo. Um ser 100% racional é difícil de imaginar, o que ele ia querer? Pelo que ele ia viver? Ele não teria impulsos. 

Citação de: Sergiomgbr em 05 de Março de 2015, 20:22:50
[/size]
Da mesma forma um músico pode até pensar que pode aqui e ali fazer qualquer barulho que não seja o esperado de seu instrumento numa orquestra só porque(acha) que não vai de todo arruinar a sinfonia, mas não pode esconder de si mesmo que é um ato deletério.
[size]


Num grupo pequeno onde você e mais 3 caçam mamute, não cooperar com a equipe pode levar até a sua morte, ou de companheiros, e isso lhe afetará pois será 1 a menos contra um mamute.
Mas a sociedade cresceu, evolui bastante e a nossa biologia muito pouco, não existe mais a seleção natural para nós, humanos. Não somos mais um pequeno grupo isolado.
Se todas pessoas não usarem mais a moral, a sociedade se deteriorará, mas dificilmente entrará em extinção. Assim como se todo mundo virar homossexual. Mas acredite, nem todo mundo vai virar homossexual, então não se preocupem em "virar" um. Fórum Clube Cético - Página 21 Icon_cheesygrin[/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:21

Sergio

Ora, mas se você é alegadamente semi-racional como poderia raciocinar como seria um ser totalmente racional? Como eu disse, a racionalidade do ser humano é antropocêntrica, é o máximo de racionalidade possível, humanamente(mesmo que houvesse um ser com uma racionalidade maior qua a do  "semi-racional" humano, esta não poderia ser apreendida/compreendida pelo ser humano semi-racional, pois estaria além da compreensão "semi-racional" dele).
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:22

é como digo, amoral absoluta incrustada na  consciência sã a alerta que não deve roubar ,matar nem mentir , enquanto a moral relativa pessoal diz que é certo ter prazer a custa do sofrimento alheio: " acho certo roubar ,mas não ser roubado!"
em  outras palavras achamos correto sentirmos prazer as custas do sofrimento alheio, mas não que o outros sinta prazer a custas do nosso sofrimento, salvo os sacrifícios voluntários, como os paternos. 
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:23

Fórum Clube Cético - Página 21 Useroff Dani boy




  • Nível 03

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank03

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 38




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #547 Online: 10 de Março de 2015, 20:38:05 »

Citação de: Sergiomgbr em 06 de Março de 2015, 17:50:45

Ora, mas se você é alegadamente semi-racional como poderia raciocinar como seria um ser totalmente racional? Como eu disse, a racionalidade do ser humano é antropocêntrica, é o máximo de racionalidade possível, humanamente(mesmo que houvesse um ser com uma racionalidade maior qua a do  "semi-racional" humano, esta não poderia ser apreendida/compreendida pelo ser humano semi-racional, pois estaria além da compreensão "semi-racional" dele).


Não sabemos até onde pode chegar a inteligência, qual seu nível máximo, talvez comparado a extraterrestre somos estúpidos. Mas mesmo assim nos consideramos inteligentes, uma ideia antropocêntrica. Correto. Só que podemos usar o mesmo para o raciocínio? Vejo que, se hipoteticamente alguém conseguisse se livrar dos instintos, pensaria 100% com a razão, pois seria o lado que restaria. Seria 100% racional. Agora o que é um ser 100% inteligente? Inteligência e raciocínio são diferentes, falar que somos seres inteligentes é uma ideia que é antropocentricamente aceita, no meu ver. Veja esse vídeo. 




Citação de: Sergiomgbr em 06 de Março de 2015, 17:57:53

Não tenha tanta certeza, não é porque você nunca viu a ordenha em uma vaca que automaticamente o leite vem da caixinha. Pode ter certeza, a seleção natural, com a inexorável prevalência dos mais aptos, está a todo vapor(ops, vapor não, eletricidade ou Diesel) desde sempre.


Como a sociedade evoluiu muito, qualquer pessoa hoje pode sobreviver, pessoas estúpidas, pessoas que vivem nas ruas sem nada a fazer, alguém que nasça com uma deficiência, até pessoas em estado vegetativo. Não é necessário muito para somente sobreviver hoje em dia, não prevalecem os mais aptos, prevalecem quase todos. A seleção natural não vai mais tomar conta dessas pessoas mais fracas, elas tranquilamente vão achar o par de seu chinelo e passar genes adiante. Isso me lembra um pouco o filme Idiocracy  Fórum Clube Cético - Página 21 Icon_razz


Citação de: Criaturo em 07 de Março de 2015, 18:34:45

Mas discordo quando afirma que o nosso carácter seja apenas fruto social cultural, certamente dentre os alemães haviam pessoas  como schindler discordando da moral nazista.



Digamos que uma pessoa nasça numa família islâmica conservadora, mas cresça com o sentimento de amor incondicional (proteção incondicional), o seu inconsciente não caçará tanto as necessidades de aceitação que esta teria se ela crescesse com o pensamento de que só seria aceita ali se participasse de tal religião, ou qualquer outro comportamento que a levaria a ser aceita (amor/proteção condicional). Uma pessoa assim realizará mais facilmente julgamentos sobre o que é melhor para ela e o grupo conviver em harmonia, sentirá maior liberdade para questionar o comportamento da sociedade/família (criar valores morais).

A resposta pro tópico é a moral, mas quero saber ainda o por que, nos dias de hoje, uma pessoa racionalmente seguiria a moral em momentos em que ela poderia claramente se beneficiar de um ato imoral sem ser julgada? (Por saber que ninguém descobrirá e porque não há algum deus).
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:25

Cientista


  • Nível 32

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank32

  • Mensagens: 2.266



Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #548 Online: 11 de Março de 2015, 02:35:19 »

Citação de: Sergiomgbr em 06 de Março de 2015, 17:57:53
Citação de: Dani boy em 06 de Março de 2015, 16:43:13

não existe mais a seleção natural para nós, humanos. Não somos mais um pequeno grupo isolado.

Não tenha tanta certeza, não é porque você nunca viu a ordenha em uma vaca que automaticamente o leite vem da caixinha. Pode ter certeza, a seleção natural, com a inexorável prevalência dos mais aptos,

Eita espinhosidade braba!!! Tu tá certo como só o Cientista consegue ser, meu caro. Mas, após ver a "resposta" totalmente previsível do 'garoto Dany', se fores ajudar, dá um desconto. Essa questão é muito difícil para uma grande maioria.

Entretanto porém todavia contudo mas...

Citação de: Sergiomgbr em 06 de Março de 2015, 17:57:53
está a todo vapor(ops, vapor não, eletricidade ou Diesel) desde sempre.

Há controvérsias!!!  hahahahahahahahahaha  Vá dizer isso, por exemplo, na França!  kkkkkkkkk... Tu vais entender, eu sei.

Não, não! Não é só simplesmente porque na França se usa muita energia nuclear não, para os que ficam de olho achando-se os bonzões sabedores. Isso é coisa para o nível dum sergiomgbr!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:25

Criaturo


  • Nível 36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 3.292

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male

  • "sinto logo existo"




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #549 Online: 13 de Março de 2015, 08:23:09 »

Citação de: Dani boy em 10 de Março de 2015, 20:38:05

A resposta pro tópico é a moral, mas quero saber ainda o por que, nos dias de hoje, uma pessoa racionalmente seguiria a moral em momentos em que ela poderia claramente se beneficiar de um ato imoral sem ser julgada? (Por saber que ninguém descobrirá e porque não há algum deus).
[size]


penso que sim, ha uma moral absoluta naturalmente intrínseca ao ser humano o alertando que não deve matar, roubar nem mentir a todos, por egoismo ele pode rejeita-la e optar por um beneficio próprio imoral no sentido de estar sendo prejudicial ao outros.
Se não ha um Deus evidenciando uma moral racional absoluta a ser seguida, se não ha uma continuidade da vida, toda moral perderá o sentido.
ja que todas passarão a ser igualmente validas. Fórum Clube Cético - Página 21 Shy[/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:26

Brienne of Tarth


  • Nível 31

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank31

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 2.095

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Female

  • Ave, Entropia, morituri te salutant




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #550 Online: 13 de Março de 2015, 08:55:30 »

Citação de: Criaturo em 13 de Março de 2015, 08:23:09
se não ha um Deus evidenciando uma moral racional absoluta a ser seguida, se não ha uma continuidade da vida, toda moral perderá o sentido.ja que todas passarão a ser igualmente validas.
[size]


Isso pode valer para aqueles que têm a necessidade de acreditar, porém não acontece com ateus em geral; pode-se até supor que a moral foi adquirida por meio de uma "evangelização" anterior, porém muitos foram criados em lares secularistas e aprenderam que a verdadeira moral não se esconde atrás de religiões ou deuses, ou no medo da punição.

     Um fenômeno moderno são as famílias seculares, famílias em que pai e mãe não se identificam com religiões nem crenças. Nos Estados Unidos, eles são chamados de “Nones”, por que afirmam não acreditar em nada em particular.

    Lá, este fenômeno está dando origem a outro: o das crianças que “crescem sem Deus”. O número delas tem crescido, de cerca de 4% nos anos 1950 a 11% após 1970, segundo um estudo de 2012.

    Atualmente, cerca de 23% dos adultos nos Estados Unidos alegam não ter religião, e mais de 30% dos americanos entre 18 e 29 anos dizem o mesmo. E como são estas crianças, que crescem sem agradecer as refeições ou ir ao culto dominical? Como é a moral e a ética deste povo?

    O professor de gerontologia e sociologia Vern Bengston supervisionou o Longitudinal Study of Generations (Estudo Longitudinal de Gerações) durante 40 anos, o maior estudo sobre religião e vida familiar feito no país, e tem uma ou duas coisas a contar sobre o assunto, baseado nas suas descobertas.

    Por exemplo, as famílias seculares apresentam muito mais solidariedade e proximidade emocional entre pais e filhos, com padrões éticos e valores morais sendo passados para as próximas gerações. Segundo o professor, “muitos pais não religiosos eram mais coerentes e envolvidos com seus princípios éticos que alguns dos pais ‘religiosos’ em nosso estudo. A maioria parecia viver vidas plenas caracterizadas por uma direção moral e um sentido de que a vida possui um propósito”.

    As famílias seculares têm seus próprios valores morais e preceitos éticos, entre eles a solução racional de conflitos, autonomia pessoal, livre-pensamento, rejeição de punições corporais, um espírito de questionar tudo e, principalmente, empatia. Para quem é secular, a moralidade tem um simples princípio: a reciprocidade empática, conhecida como a Regra de Ouro, que significa tratar os outros como gostaríamos que fôssemos tratados. Este é um imperativo ético antigo e universal, e não há nada nele que force a crença no sobrenatural.

    “Afinal de contas”, pergunta uma mãe ateia, “se a sua moralidade está presa a uma crença em Deus, o que acontece se algum dia você questionar a existência de Deus? Sua moralidade vai se desfazer em pedaços? A maneira que estamos ensinando nossos filhos, não importa o que eles escolherem acreditar mais tarde na vida, mesmo se eles se tornarem religiosos, eles ainda terão este sistema moral”.

    Na prática, os resultados são encorajadores. Adolescentes seculares têm menos tendência a se preocupar com o que os garotos populares estão pensando, ou de expressar uma necessidade de se enturmar com eles, do que os adolescentes religiosos.

    Quando estes adolescentes se tornam adultos, eles tendem a apresentar menos racismo que seus colegas religiosos. E muitos estudos mostram que adultos seculares tendem a ser menos vingativos, menos nacionalistas, menos militaristas, menos autoritários e mais tolerantes, na média, que os adultos religiosos.

    A tendência é de que crianças seculares continuem sendo não religiosas quando crescerem. Isso pode ser bom. Os adultos seculares têm uma tendência maior a compreender e aceitar a ciência do aquecimento global, a apoiar a igualdade feminina e os direitos dos gays. Sem esquecer que os números baixos de ateus em prisões também parecem indicar que ateus e pessoas sem religião são os que menos se metem a cometer crimes.

    No cenário internacional, países democráticos com os menores níveis de fé religiosa são também os que têm as menores taxas de crimes violentos e gozam de bem estar social relativamente alto. Se os pais seculares não pudessem criar crianças com boa moral e comportamento, então a preponderância deste tipo de família significaria o desastre social. Só que o que acontece é o contrário.

    A pergunta que alguns pais se fazem, se eles podem estar cometendo um erro ao criar seus filhos sem a crença em Deus, tem uma resposta clara: não. Crianças que crescem em um lar secular não têm deficiências em nenhuma virtude ou traço positivo, e devem ser bem-recebidas pela sociedade.

Fontes: http://www.latimes.c...ory.html#page=1
http://www.pewforum....es-on-the-rise/
http://www.amazon.co...s/dp/0199948658
http://psr.sagepub.c.../1/126.abstract[/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:26

 Criaturo


  • Nível 36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank36

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 3.292

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male

  • "sinto logo existo"



Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #551 Online: 13 de Março de 2015, 12:58:43 »

Citação de: Brienne of Tarth em 13 de Março de 2015, 08:55:30
Citação de: Criaturo em 13 de Março de 2015, 08:23:09
se não ha um Deus evidenciando uma moral racional absoluta a ser seguida, se não ha uma continuidade da vida, toda moral perderá o sentido.ja que todas passarão a ser igualmente validas.




Citar
A maioria parecia viver vidas plenas caracterizadas por uma direção moral e um sentido de que a vida possui um propósito”.


e qual seria o sentindo e o propósito de uma vida efêmera surgida ao acaso ?

Citar
     Para quem é secular, a moralidade tem um simples princípio: a reciprocidade empática, conhecida como a Regra de Ouro, que significa tratar os outros como gostaríamos que fôssemos tratados. Este é um imperativo ético antigo e universal, e não há nada nele que force a crença no sobrenatural.

o instinto natural nos impulsiona a satisfação pessoal, no caso contraria-lo que seria algo antinatural.
obs. pessoas seculares seriam o que "mumias ateias"?  Fórum Clube Cético - Página 21 Icon_cheesygrin


 
Citar
  “Afinal de contas”, pergunta uma mãe ateia, “se a sua moralidade está presa a uma crença em Deus, o que acontece se algum dia você questionar a existência de Deus? Sua moralidade vai se desfazer em pedaços? A maneira que estamos ensinando nossos filhos, não importa o que eles escolherem acreditar mais tarde na vida, mesmo se eles se tornarem religiosos, eles ainda terão este sistema moral”.


talvez algumas pessoas ja nasçam conscientes de uma moralidade absoluta, outras não.
só porque voce não esta doente, deseja exterminar o remédio moral?

   
 
Citar
Quando estes adolescentes se tornam adultos, eles tendem a apresentar menos racismo que seus colegas religiosos. E muitos estudos mostram que adultos seculares tendem a ser menos vingativos, menos nacionalistas, menos militaristas, menos autoritários e mais tolerantes, na média, que os adultos religiosos.

ta na hora de voces abrirem "A igreja secular dos últimos dias" santo para elas é que não iram faltar, o estudozinho tendencioso.

 
Citar
  A tendência é de que crianças seculares continuem sendo não religiosas quando crescerem. Isso pode ser bom. Os adultos seculares têm uma tendência maior a compreender e aceitar a ciência do aquecimento global, a apoiar a igualdade feminina e os direitos dos gays. Sem esquecer que os números baixos de ateus em prisões também parecem indicar que ateus e pessoas sem religião são os que menos se metem a cometer crimes.


o numero de ateus são mais baixos em todos os setores


Citar
    No cenário internacional, países democráticos com os menores níveis de fé religiosa são também os que têm as menores taxas de crimes violentos e gozam de bem estar social relativamente alto. Se os pais seculares não pudessem criar crianças com boa moral e comportamento, então a preponderância deste tipo de família significaria o desastre social. Só que o que acontece é o contrário.


existem países ricos e países pobres, adivinha qual deles oferecem  vida mais confortável ?

   
Citar
A pergunta que alguns pais se fazem, se eles podem estar cometendo um erro ao criar seus filhos sem a crença em Deus, tem uma resposta clara: não. Crianças que crescem em um lar secular não têm deficiências em nenhuma virtude ou traço positivo, e devem ser bem-recebidas pela sociedade.


palavra da salvação, amem!  Fórum Clube Cético - Página 21 Icon_rolleyes
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:27

Terráqueo


  • Nível 16

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank16

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 415

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male

  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #552 Online: 17 de Março de 2015, 20:24:40 »

Só um detalhe, sinto cheiro de "deus das lacunas" nisso de: grande parte da população segue tais regras, logo advém de um ser superior. 

Além de, em que o "não matarás, não mentirás, não levantarás falso testemunho", difere de instinto natural? Como os pais cuidarem da prole, ou um animal matar o outro para alimentar-se?
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Admin Qui Set 07 2017, 16:27

El Elyon


  • Nível 19

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Rank19

  • Fórum Clube Cético - Página 21 Index

  • Mensagens: 569

  • Sexo: Fórum Clube Cético - Página 21 Male




Fórum Clube Cético - Página 21 Xx
Re:Se Deus não existe, tudo é permitido
« Resposta #553 Online: 18 de Março de 2015, 01:14:06 »

Citar
Além de, em que o "não matarás, não mentirás, não levantarás falso testemunho", difere de instinto natural?
[size]


Em um detalhe crucial - são afirmações universalizáveis, válidas para qualquer ser humano em praticamente qualquer situação. Embora obviamente o cristianismo primitivo não fosse necessariamente um sistema ético completamente universal (ele era uma variante do judaísmo e mantinha uma certa separação entre cristãos/não-cristãos, sem contar que os ramos mais próximos do judaísmo mantinham distinção entre regras morais para cristãos e para não-cristãos), ele se desenvolveu em um durante sua história.

Já o "instinto natural" (obviamente, estou sendo extremamente "lato sensu" com essa expressão, pense nos Universais Humanos listados pelo Donald Brown) é muito mais seletivo quanto a maneira de tratar pessoas, onde matar um parente é visto como um ato mais abominável do que um estrangeiro, onde o roubo e logro de estrangeiros é aceitável e por aí se segue. Se quer mais detalhes, veja a hipótese do Expanding Circle do eticista Peter Singer, que também é usada pelo Steven Pinker no Better Angels of ou Nature.

Obviamente, eu não estou afirmando que a universalização ética é exclusiva dos mandamentos cristãos, mas é uma característica que eles adquiriram com o tempo - assim como outros sistemas éticos vindos de religiões pós-axiais. E isso é uma característica basicamente cultural, não "instintiva".[/size]
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 1704
Data de inscrição : 14/06/2017

https://ateusxcrentes.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fórum Clube Cético - Página 21 Empty Re: Fórum Clube Cético

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 21 de 26 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22 ... 26  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos